Reciclagem da borra de café

A borra de café é um recurso valioso que pode ser muito útil para reciclar na sua casa ou jardim. Descubra nove dicas para não jogar fora o café utilizado.

1. Alimentação para as plantas
É um fertilizante natural muito nutritivo para as plantas. Ponha pequenas quantidades ao pé das plantas para enriquecer o solo. Melhor ainda, a borra de café repele algumas pragas de insetos, como pulgões. Tome cuidado para não colocar demais.

2. Capturar odores na geladeira
É formidável para neutralizar odores da geladeira. Molhada colocada num copo, irá capturar os odores desagradáveis. Quando a borra ficar muito seca, é sinal de que é hora de substituí-la.

3. Armadilha para formigas
É um veneno para formigas. Atraídos pelo cheiro de bagaço úmido, insetos comem e não resistem. Tanto na casa como no jardim, é uma solução radical para proteger suas plantas ou se livrar das formigas.

4. Recuperar panelas
Recuperar o fundo de uma panela queimada pode ser uma tarefa difícil. Para facilitar a tarefa, a borra de café é uma boa alternativa aos produtos químicos corrosivos. Mergulhe a esponja no seu café e esfregue como com um produto convencional. A textura granulada do café deve ajudar a soltar a camada queimada.

5. Recuperar um armário de madeira riscado
A borra de café ajuda a reduzir arranhões desagradáveis em móveis de madeira escura. Ponha sobre a área a borra molhada e deixe secar por cerca de quinze minutos. Em seguida, limpe com um pano um pouco úmido com água morna.

6. Faça uma esfoliação
Os pequenos grãos da borra de café são particularmente eficazes para scrubs (melhor se for orgânico). Molhada, esfolia a pele suave e naturalmente. É utilizada no chuveiro, para o corpo ou rosto.

7. Evitar drenos entupidos
São uma solução natural para evitar o entupimento dos tubos. Esvazie o café na pia, por exemplo, e logo enxague com água quente. Não só irá impedir que os canos fiquem obstruídos, mas também acaba com os odores.

8. Amaciar carne
Como chá, pó de café tem um poder amaciante sobre a carne. Adicione azeite à borra e utilizer essa mistura como uma marinada (de preferencia com café orgânico). Mergulhe o pedaço de carne por algumas horas, e em seguida cozinhe normalmente. O truque é particularmente indicado para carne bovina ou de porco.

9. Manter gatos afastados
Se você deseja proteger uma área de gatos, borra de café é um bom repelente. Os felinos se incomodam com o cheiro e ficam longe do local, especialmente se o bagaço é misturada com cascas de frutas cítricas.