Sementes de chia x sementes de linhaça. Qual escolher?

O delicioso pão `levain` da nossa amiga Daniele do Rosário contem grãozinhos, ou sementes. A grande maioria de nós sabe dos benefícios que trazem esses alimentos, mas qual seria o mais nutritivo? Vamos comparar:

Linhaça

Origem
Sementes de linhaça realmente vêm da flor de linhaça, e podem ser cultivadas em praticamente qualquer lugar na América do Norte, hoje. Diz-se que se originaram no Egito, onde eram usadas como alimentos e remédios, tanto como uma ajuda nutricional, como remédio – digestivo, para a pele e o humor.

Destaques Nutricionais
A linhaça é a maior fonte de ácidos graxos ômega-3 de todos os alimentos vegetais. Os Omega-3 são importantes para prevenir a inflamação, ajudar na função cerebral ideal, criar um humor equilibrado e manter o nosso corpo em um equilíbrio adequado de ômega-3-ômega-6. Omega-6 pode levar à inflamação em excesso, e é em grande parte encontrado em óleos, como milho e óleo de soja. A linhaça contém cerca de 5 gramas de gordura em apenas duas colheres de sopa, o que equivale a 4.790 miligramas de ômega 3 em duas colheres, em comparação com 4.000 miligramas em um filete de salmão selvagem de 110g.
Linhaça também contém uma mistura agradável de ambas as fibras – solúvel e insolúvel -, com 5 gramas totais em apenas duas colheres de sopa de linhaça moída. Ela também é baixa em carboidratos líquidos, o que a torna uma boa alternativa para grãos para diabéticos.
Um dos melhores benefícios nutricionais da linhaça é que são uma rica fonte de lignina. As ligninas são um tipo de fibra conhecido como fitoquímicos. Ligninas são capazes de reduzir os sintomas da menopausa, juntamente com a remoção de colesterol do corpo, e melhorar a aparência da pele e cabelos.

Usos
A linhaça é um substituto perfeito para ovos em receitas veganas. Pode ser polvilhada em iogurte, smoothies, ou usada para engrossar smoothies e farinha de aveia. As sementes de linhaça moídas também são ótimas para usar no lugar de uma porção da farinha, usadas em uma receita para adicionar nutrientes e uma textura saudável.

Importante saber
Sementes de linhaça se estragam quando expostas ao calor, luz ou ar. Para conservá-las, mantenha no refrigerador em um recipiente um pouco escuro e use-as dentro de seis meses. Você também pode guardá-las no congelador, se for moer suas próprias sementes, o que é fácil de fazer com um moedor de café, e garante que são frescas (usar recipiente fechando hermeticamente para que o gelo não se instale).
Você precisará consumir linhaça em forma de farinha (pó) para obter os benefícios nutricionais.
Sempre procure sementes de linhaça moídas a frio quando for comprar moída.
É perfeitamente possível consumir sementes de linhaça inteiras, mas elas não serão digeridos pelo seu corpo e serão eliminadas por inteiro nas fezes.

Chia

Origem
Sementes de Chia também se originam de uma planta de florescência e são originárias do Peru, embora agora sejam cultivadas em várias partes do mundo. Chia tem sido usada como uma cultura de base ao longo da história para promover a energia, força, saciedade e um humor saudável, apenas para citar alguns dos benefícios desta poderosa semente.

Usos
Embora a maioria de nós geralmente use chia para fazer pudim ou espessar aveia, você pode realmente fazer quase tudo o que quiser com sementes de chia. São ótimas substitutas de ovos em receitas veganas devido às suas propriedades de ligação especial. Uma vez que também são uma rica fonte de fibras, ajudam a manter a água no corpo. Você também pode usar sementes de chia sempre que quiser para aumentar o valor nutritivo do seu prato.

Destaques Nutricionais
Sementes de Chia contêm 5.000 miligramas de omega-3 em apenas três colheres de sopa (28g). Você teria que comer cerca de 170g de salmão apenas para obter a mesma quantidade de ômega 3. Comparado à linhaça, a chia é quase idêntica em seu índice do ômega-3, com apenas um pouco menos por porção.
28g de sementes de chia tem 11 gramas de fibra, o que a torna um excelente substituto para grãos para diabéticos ou aqueles que procuram reduzir o seu conteúdo de amido. A fibra da chia é em grande parte solúvel, o que significa que ajuda a ligar com colesterol, evacuando-o para fora do corpo.
Ao contrário de sementes de linhaça, sementes de chia são excelente fonte de cálcio. Uma porção de sementes de chia contém cerca de 20 por cento de suas necessidades diárias de cálcio. O cálcio ajuda a fortalecer os ossos, a cartilagem e mantém o estresse à distância, reduzindo o cortisol no corpo.
Chia também é uma grande fonte de magnésio, fósforo e manganês, que são todos os nutrientes essenciais para a saúde geral. O magnésio é um dos minerais mais bem estudados para reduzir o estresse, ajudar a digestão, aliviar a insônia, reduzir a pressão arterial elevada, e reduzir enxaquecas. Ele também pode melhorar a sua energia e humor. O fósforo mantém seus ossos fortes e ajuda na regularidade e metabolismo. Manganês é importante para um sistema nervoso saudável, ossos fortes e um metabolismo saudável.
Por último, as sementes de chia são uma maravilhosa fonte de vitaminas B e proteínas. Contém 5 gramas de proteína completa em apenas duas colheres de sopa, tornando-se um pacote quase completo de nutrientes para veganos.

Importante saber
As sementes de Chia podem ser comidas inteiras ou moídas e você ainda obterá todos os benefícios para a saúde, ao contrário da linhaça que deve ser moída para que os nutrientes sejam liberados. Inteiras ou moídas, sementes de chia fazem um espessante perfeito em receitas e uma maneira fácil de adicionar nutrientes.
Sementes de chia podem ser adicionadas a saladas, molhos de salada, aveia, polvilhadas ou misturadas em smoothies.
As sementes de Chia vêm em variedades preto e branco. Não há diferença nutricional entre as duas cores, mas as sementes brancas muitas vezes custam um pouco mais, já que mais pessoas preferem para usos culinários.

 

Então… o que é melhor: chia ou linhaça?
Tanto a chia como a linhaça devem fazer parte da nossa dieta (e de todos os veganos).
Para uma dose mais arredondada de nutrientes, vá com chia, mas não ignore a linhaça.
Como você pode ver, cada uma tem benefícios e usos que as tornam necessárias e úteis, seja você vegano ou não.