Como mastigar seu alimento e por quê

Divirta-se contando o quanto você mastiga cada bocado, em 3 ou 4, engolindo tudo de uma vez? É insuficiente! 4 ou 6 ? Não é suficiente. 10 vezes: é a média.. Mas quantas vezes você deve mastigar, então?

Alimentos densos, como pão, carne, chocolate, de 20 a 30 vezes…

Papéis da mastigação.

“Mastigar” libera os sabores complexos do alimento por pressão mecânica. Comer é antes de tudo apreciar o que você come!

Mastigar esmaga o alimento e fornece acesso a seus conteúdos. Mastigar é estimulante, e é importante mastigar em ambos os lados.

Mastigar estimula as glândulas salivares, a saliva permeia o bocado e o trabalho de digestão começa nesta fase; a ativação da insalivação prepara os sucos gástricos para receber melhor o alimento no estômago. Saliva desencadeia sucos gástricos que por sua vez estimulam a bile.

Quanto mais você mastigar, mais você transforma o alimento, os receptores de fibras nervosas do paladar irão enviar a mensagem ao cérebro que o seu desejo está satisfeito e você se fica sem vontade desse alimento, o que promove o término de consumo deste último. (Uma boa mastigação pode ajudar quando se considera a perda de peso …)

Experiências para fazer:

1) Pegue um pedaço de pão e mastigue-o 30 vezes: em primeiro lugar, o sabor vai parecer fraco, depois você vai sentir sabores; o alimento ficará em seguida bem liqueficado e você vai querer engolir.

2) Pegue um pedaço de um quadrado de chocolate 75%; mastigue-o e deixe derreter na boca até que a saliva liquefique (vire liquido !!) bem o alimento em questão. Quando sua boca estiver cheia de chocolate líquido – derretido – você pode engolir.

Você verá: você não passará de 2 quadrados de chocolate, ou 1 ou 2 pequenos biscoitos, porque as fibras nervosas dos receptores do seu paladar vão ter enviado a mensagem ao cérebro que o seu desejo específico está satisfeito.