Ervas aromáticas – aromas que protegem contra doenças

As ervas aromáticas, além de imprimir sabor especial aos mais variados pratos, também possuem propriedades anticâncer sensacionais. Os egípcios as utilizavam com fins medicinais. Atualmente, as tradições culinárias reconhecidas como as mais saudáveis são justamente aquelas que mais contêm ervas aromáticas: as dietas mediterrânea e indiana.
Quando nos acostumamos a cozinhar com ervas aromáticas não precisamos mais usar tanto sal e gorduras para deixar os ensopados saborosos e, com isso, reduzimos o risco de câncer.

As ervas aromáticas podem ser classificadas em duas famílias: lamiáceas e apiáceas.

Lamiáceas: hortelã, tomilho, manjerona. orégano, manjericão, alecrim, sálvia e louro.
Exalam um odor característico por causa do alto teor de terpenos, os responsáveis pelo aroma maravilhoso. Além dos terpenos, essas ervas contêm ácido ursólico, anti-inflamatório; o carnosol do alecrim e do orégano funciona como um poderoso anti-inflamatório e antioxidante; a hortelã e o tomilho possuem luteolina, uma substância que consegue inibir fortemente a formação de novos vasos sanguíneos e, com isso, impedir a progressão dos tumores.

Consumo: preparar um azeite macerado.
Em um litro de azeite de oliva extravirgem de primeira prensagem a frio, adicione uma colher de cúrcuma, três grãos de pimenta-do-reino, dois dentes de alho espremidos e ervas aromáticas a gosto. Deixe macerar por duas semanas e pronto! Comece a temperar suas saladas com um magnífico azeite rico em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Apiáceas: salsinha, coentro, funcho, cominho e aipo.
A culinária indiana costuma misturar mais de uma erva em um único prato, usando cúrcuma, pimenta-de-caiena, coentro, cominho e salsinha quase o tempo todo: um fantástico coquetel que protege contra doenças.
A salsinha e o aipo são ricos em apigenina, um polifenol potente no combate de doenças.

Consumo: acostume-se a decorar seus pratos com salsinha picada. Inclua o aipo cru nas saladas ou adicione-o a vitaminas e sucos verdes.
Receita indiana do garam masala
6 colheres de café de sementes de cardamomo, 6 c. café de grãos de pimenta-do-reino, 6 c. café de cravo-da-índia, um ramo de canela em pau (30cm), 3 pedaços de anis-estrelado, 6 c. café de cominho. Moa todos os ingredientes, misture-os e guarde o garam masala em um recipiente de vidro para usar quando quiser. A mistura dura bastante tempo.

Ervas aromáticas encontram-se entre os alimentos com maior poder antioxidante, especialmente o cravo-da-índia, o orégano, o gengibre, a canela e a cúrcuma.

Fica a dica.